BOOKS

GUEDES, Sandra Paschoal Leite de Camargo, BANDEIRA, Dione da Rocha. Rita. Joinville: Editora da Univille, 2019.

Authorship: Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes and Dione da Rocha Bandeira.

Book review: RITA foi o nome do projeto que deu origem a este livro e que estudou o patrimônio cultural de umas das ilhas que compõem a Baía Babitonga: a Ilha da Rita. Situada no nordeste do estado de Santa Catarina, a referida ilha possui sua história ligada a populações pré-coloniais, em que se destaca a presença de vestígios de um sítio arqueológico tipo sambaqui, como também aspectos da história militar do Brasil, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu de base naval e posto de abastecimento de navios. As construções da base naval, o sítio arqueológico e as memórias da população circunvizinha compõem, com o ambiente natural da ilha, importante patrimônio material e imaterial dessa região do Brasil.
A pesquisa, que envolveu as áreas de História, Biologia, Arquitetura, Arqueologia, Sociologia, Geografia e Geologia, resultou em três dissertações, vários artigos publicados em diferentes periódicos e anais de eventos e no envolvimento de professores mestres e doutores em diferentes áreas do saber, além de bolsistas de iniciação científica, graduandos de vários cursos da Univille e de técnicos que colaboraram de distintas formas para que os resultados fossem obtidos.
Os métodos utilizados, como não poderia deixar de ser, também foram de caráter interdisciplinar e constam, basicamente, de pesquisa qualitativa, apoiada em levantamento documental escrito, fotográfico, oral, arqueológico e botânico, entre outros.
O presente livro pretende reunir, em uma única obra, a maior parte dos resultados dessa vasta pesquisa, de modo a torna-los acessíveis a cientistas de diferentes áreas e, principalmente, a professores e estudantes dos vários níveis de ensino.

Price: Not informed.

Quantity: Not informed.


LEUTPRECHT, Douglas Bahr. Educação e anarquismo em movimento: apropriações da pedagogia racionalista no Brasil e Estados Unidos (1913 – 1925). Joinville: Ambiente Arejado, 2019. 248 p.

Autorship: Douglas Bahr Leutprecht.

Book review: Em 1903, o pedagogo anarquista Francisco Ferrer y Guardia inaugurou aquela que seria uma das maiores referências da educação anarquista: a Escola Moderna de Barcelona. Após a execução de Ferrer y Guardia pelo governo espanhol, sua obra ecoou por todo o globo. O presente livro busca entender como ocorreu a apropriação da pedagogia racionalista, desenvolvida na Escola Moderna de Barcelona, em dois contextos distintos: a Escola Moderna Nº1, em São Paulo e a Escola Moderna de Stelton, em Nova Jérsei. Evidenciou-se que ambas as instituições não se configuraram apenas “cópias” da Escola Moderna de Barcelona, mas sim, experiências únicas, pautadas na criatividade e na astúcia dos envolvidos.

Price: 32 BRL.

Quantity: 30 copies.


MOREIRA, Carla Patricia; PEYERL, Angela Luciane. (Orgs.) Memória Navegante. Tubarão/SC: Editora Perito, 2017. 120p.

Autorship: Angela Luciane Peyerl and Carla Patricia Moreira (org).

Book review: Transitando entre ensaios teóricos, relatos, contos e poesia, o Projeto Memória Navegante tem como objetivo fomentar o debate sobre memória através do registro da história dos principais bairros da cidade de Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, e incentivar professores e alunos a perceber sua própria cidade. O livro traz textos sobre as identidades da urbe, conceituação de patrimônio cultural, registros históricos do desenvolvimento de alguns bairros como o Bairro São Paulo e a Pedra da Miraguaia, construção dos molhes, práticas culturais, entre outras temáticas. Leitura fácil e acessível que apresenta conceitos de teóricos de renome, associados às práticas urbanas e culturais de Navegantes/SC. Organizado pela museóloga e conservadora Angela Peyerl e a artista e produtora cultural Carla Moreira, editado pela Perito, de Tubarão/SC, em 2017 e patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes/SC.

Price: For free.

Quantity: 40 copies.


Venera, Raquel A. l. S.; SOUZA, Pedro (Org.). A pesquisa (auto) biográfica e a medicina narrativa. Itajaí: Casa Aberta, 2019.

Autorship: Raquel Venera and Pedro Souza (org.).

Book review: O livro “A pesquisa (auto)biográfica e a medicina narrativa” é o registro da reunião aberta de pesquisa promovida pelo Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto)biográficas, que aconteceu na Universidade da Região de Joinville – Univille, em setembro de 2018. O desafio era pôr em evidência os diferentes discursos oriundos do consultório médico, mas enunciados por sujeitos em lugares diferentes – o médico e os pacientes.
Nas palavras dos organizadores:
“O que se vai ler no conjunto dos textos são peças dos autos do dia em que o apelo à escuta propiciou um modo outros de viver o corpo na doença.” (Pedro de Souza)
“O enunciado do diagnóstico traz ao sujeito uma ruptura biográfica, e essa ruptura é uma volta à condição originária da própria existência.” (Raquel ALS Venera).

Price: The book is for free because it is a public research result.

Quantity: About 100 copies.


Melo Júnior, João Carlos Ferreira de, Kruel, Viviane Stern da Fonseca & Hanazaki, Natalia (organizadores). Árvores e madeiras na cultura naval tradicional. Joinville: Editora Univille, 2019. 160p.

Autorship: João Carlos Ferreira de Melo Júnios; Viviane Stern da Fonseca Kruel and Natalia Hanazaki.

Book review: Com o objetivo de registrar o conhecimento tradicional na produção naval brasileira e as espécies de árvores e madeiras a ela destinada, a presente publicação reúne pesquisas desenvolvidas por grupos de pesquisadores brasileiros que têm se dedicado a compreender esse tipo de patrimônio e registrar o etnoconhecimento a ele associado. Conta com estudos sobre embarcações tradicionais em madeira das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, com destaque para as canoas, jangadas e chalanas.

Price: For free.

Quantity: Available on bit.ly/2mjT71j.

SHORT FILMS

Título: Glories of the Villa: narratives and local knowledge – Part I: “Benzedeiras”
Director: Henrique Budal Arins
Duration: 17 minutes
Language: Portuguese
Year: 2019


Título: Experiences and Memories: 31 years of struggle of the Free Academic Center of History Eunaldo Verdi
Directors: Ana Gabriela Cardoso; Evelyn de Jesus Jerônimo; Thainá Takemoto
Duration: 29 minutos e 32 segundos
Language: Português
Year: 2018